COMPULSÃO ALIMENTAR – COMO VENCER? – ¨SOU UM COMEDOR COMPULSIVO?¨ FAÇA O TESTE!

VOCÊ TEM ESSE PROBLEMA?

O que é Compulsão alimentar?

COMPULSÃO ALIMENTARCompulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo. Durante o episódio de compulsão a pessoa sente perda de controle.

 

VOCÊ PODE VENCER!

Quem sofre com a compulsão alimentar sabe muito bem como esse mal pode atrapalhar a vida. Além de causar de malefícios à saúde, como outros transtornos alimentares e até a depressão. Mas fique calmo e respire fundo, pois a saída para você se livrar dessa doença está neste artigo.

DICAS DE ESPECIALISTAS

CUIDADO COM OS REMÉDIOS!

REMÉDIOS

Seu filho tomou antibiótico antes dos 2 anos de idade? Se a resposta for sim, saiba que ele apresenta maiores riscos de desenvolver obesidade infantil, de acordo com uma pesquisa publicada no jornal Pediatrics – da Associação Médica Americana (JAMA). Para conseguir chegar a essa conclusão, profissionais do Hospital infantil da Filadélfia observaram dados de saúde de aproximadamente 65 mil crianças, tratadas em clínicas de cuidados primários, entre 2001 e 2013 ( os pequenos incluídos no estudo foram acompanhados ao longo de cinco anos ). E o resultado foi bastante interessante: mais de dois terços das crianças tiveram tratamentos feitos com antibióticos antes dos 2 anos e, com isso, as chances de apresentarem obesidade variou entre 2% a 20%, principalmente em crianças que tinham sido tratadas com antibióticos quatro ou mais vezes aos 2 anos de idade.

 

BOA ALIMENTAÇÃO

alimentação saudávelDe acordo com membros do governo, o Brasil precisa investir mais em medidas preventivas à obesidade e apostar na boa alimentação. Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutrição do MDS, Arnaldo de Campos, a primeira medida será apostar em programas de prevenção e de educação, mostrando a importância de bons hábitos. A afirmação foi feita durante a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em setembro, em Brasília. Ainda não há previsão de quando essas medidas serão adotadas, mas Arnaldo já recebeu apoio de outros membros importantes, que também estão preocupados com a saúde do brasileiro.

DIGA NÃO

EXAGEROI COM ALIMENTOS.JPG

 

 

 

DIGA SIM

FRUTAS

 

ALIMENTAÇÃO CORRETA!

SAIBA O QUE COMER

1 – Alimentação equilibrada: Manter uma alimentação balanceada e variada pode auxiliar na perda de peso. Procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados, carnes também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras.

2 – Mastigue bem os alimentos: Esse é um dos fatores importantes para o emagrecimento, mastigar os alimentos contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia.

3 – Alimente-se a cada três horas: Manter esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa. Organizar os seus horários e comer de três em três horas mantém o metabolismo ativo.

4 – Fontes de vitaminas: Consumir vitaminas faz muito bem ao organismo, por isso, consuma diariamente alimentos ricos em vitaminas como frutas, minerais e fibras, que podem ser encontrados em verduras e legumes.

5 – Inclua no seu cardápio quinua, banana, damasco, açaí e amaranto: Esses cereais são fontes de triptofano, que estimula a produção de serotonina – neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar.

6 – Beba bastante líquido: O consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar.

7 – Confie em você: É preciso ter determinação quando se adota um plano de emagrecimento para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc. Lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos certos que você deve consumir para alcançar o peso desejado.

 

 

 

comedor

¨SOU UM COMEDOR COMPULSIVO?¨

FAÇA O TESTE.

  1. Você considera que comer é um dos prazeres da vida? (  ) sim  (  ) não
  2. Somente para de comer quando está passando mal?     (  ) sim  (  ) não
  3. Costuma descontar suas emoções na comida?                 (  ) sim  (  ) não
  4. Na hora de comer, o mais importante é o sabor do alimento, independente do número de calorias? ( )sim( )não
  5. Você acabou de almoçar e seu amigo te oferece um pastel. Você aceita, mesmo sem fome? (  ) sim  (  ) não
  6. Fazer as refeições sozinho(a), para ninguem reparar que você come rápido, é um hábito bastante comum? —–> (  ) sim  (  ) não
  7. Você mastiga  pouco os alimentos antes de engolir? (  ) sim  (  ) não
  8. Durante a noite, é normal você fazer um ‘lanchinho’?  (  ) sim  (  ) não
  9. Você ainda está almoçando, mas já imagina o que vai comer na janta? (  ) sim  (  ) não
  10. Quando não tem o que fazer, come para passar o tempo? (  ) sim  (  ) não

RESULTADO:

Maioria ¨Sim¨ : é sinal de que pode sofrer de compulsão.

Maioria ¨Não¨ : seus hábitos não indicam que você apresenta  esse distúrbio alimentar.

obs. esse teste não há uma comprovação científica, mas fique atento para possíveis sintomas da doença.

 

LEMBRE-SE, VOCÊ PODE VENCER A COMPULSÃO ALIMENTAR!

PENSAMENTOS

 

ATÉ O PRÓXIMO ARTIGO

OBRIGADO.

ROGÉRIO SILVA

FIQUEM COM DEUS.

 

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *