Mexa-se – A Campanha Continua!

 

download (14)

Faça Exercícios Diários

images (29)

Exercícios Aumenta O Metabolismo Queimando + Calorias

imagesdfr

Quer Emagrecer E Ficar Em Forma Para Ficar De Bem Com A Vida?

Então:

imagesvai gostarimages345download (71)cropped-aHR0cHM6Ly93d3cuZnJlZWxvZ29zZXJ2aWNlcy5jb20vYXBpL21haW4vaW1hZ2VzLzFqK29qbDFLT01rWDlXeW9mQmU0M0Q2a2ouLi5PQnBSUkdteG5Pd1hzMU0zRU1vQUp0bENZcmhQdGo4UFF5-1.png

Mexa-se Em Qualquer Lugar

Se você não tem como frequentar a academia para manter a saúde e o corpo em dia, não se preocupe. Qualquer atividade e movimento feitos em ritmo constante já podem ser considerados exercício físico. Limpar a casa, por exemplo, arrumar os armários e, até mesmo, preparar o almoço são algumas formas de se movimentar.  

 Algumas mudanças de hábito também são fundamentais para aproveitar os compromissos diários e se exercitar. Trocar o elevador pela escada, ir de bicicleta ao trabalho, escolher uma padaria, mercado ou feira um pouco mais distante e ir a pé estão entre estas mudanças. Assim como fazer passeios mais demorados pelas quadras do bairro com os cachorros.

 Gostou das dicas?

EXPERIÊNCIA DOS MAIS VIVIDOS

Com o aumento da expectativa de vida de nossa população, cresce no Brasil o número de idosos. Segundo dados do IBGE, em 2030 o Brasil terá a sexta maior população de idosos no mundo. Com o envelhecimento da população, os gastos com a saúde se tornam cada vez maiores.

Porém, a prática regular de atividade física é um importante aliado do idoso no combate ás doenças, dentre elas as cardiovasculares, principal causa de morte na terceira idade. Nos mais importantes congressos de medicina, há um consenso entre os palestrantes: a pratica regular de atividade física é o melhor remédio para se ter uma boa saúde, principalmente na população acima de 60 anos.

Além disso, a atividade física ainda reduz o risco de quedas e fraturas e aumenta a expectativa de vida dos portadores do mal de Parkinson, escleroses múltipla e Alzheimer. A musculação tem papel fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose, pois promove maior fiação de cálcio nos ossos.

Um programa de atividade física para o idoso deve ser dirigido para quebrar o ciclo vicioso do envelhecimento, melhorando sua condição aeróbia e reduzindo os efeitos danosos do sedentarismo.

A supervisão de um profissional de educação física é fundamental para assegurar os benefícios e minimizar os riscos. Um programa individualizado de exercícios promove todos os benefícios supracitados e se adéqua às dificuldades e limitações individuais. Lembre-se que o mais importante é começar uma atividade, para deixar o sedentarismo e ganhar qualidade de vida, sendo que a frequência e duração do exercício vão progredindo gradualmente, não havendo um mínimo de atividade necessária.

Quando o indivíduo chega aos 60 anos, considera-se o inicio da terceira idade. Entretanto, vários autores consideram a idade mental tão significativa quando a idade cronológica, ou seja, alguns chegam aos 70 anos mentalmente jovens enquanto outros já estão envelhecidos aos 30 anos.

imagesmexa-se

O ideal é que a prática de exercícios físicos fosse uma constante por todas as fases da vida, mas temos observado que várias pessoas na terceira idade passam a praticar frequentemente programas de treinamento após décadas de sedentarismo, relatando inúmeros benefícios à saúde e bem estar. 

Redução de pressão arterial, controle das diabetes, melhoria da capacidade cardiorrespiratória, redução de colesterol, controle do peso (reduzindo problemas articulares), são exemplos de problemas comuns na terceira idade que são controlados com a prática de exercícios regulares, que contribuem para o aumento da expectativa de vida.

Em relação às atividades indicadas para a terceira idade, em geral não existe restrições com relação aos mais variados exercícios, mas é necessário analisar individualmente possíveis limitações causadas por patologias.

Caminhadas, corridas, dança ciclismo, desportos coletivos, atividades aquáticas, são exemplos de atividades que podem ser praticadas na terceira idade. O importante é respeitar as limitações de volume e intensidade do exercício. É fundamental que seja algo que proporcione prazer e bem estar. O exercício de força é fundamental nessa idade, pois a redução de massa muscular é uma das principais causas das limitações de movimento. Alguns estudos demonstram que pequenos ganhos de força na terceira idade são suficientes para proporcionar um ganho extraordinário em relação as limitações nessa fase da vida.

 

A Nova Onda É:

download (16)

 

Você Vai Ficar Parado?

images345er

 

Você Decide!

Um Abraço,

ROGÉRIO SILVA

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *