SAÚDE – Inteligência Emocional!

inteligencia emocional

Inteligência Emocional

Introdução

Que as coisas são possíveis acontecer, isso crescemos ouvindo, e ouvimos mais ainda, que tudo é possível, desde que tenhamos garra e determinação. Crescemos ouvindo coisas que: não são nem certas, e nem são erradas, simplesmente são, e é isso que vamos abordar aqui. CRENÇAS: Conjuntos de experiências e coisas ouvidas e absorvidas sem filtro ou até mesmo com filtros, registradas em nossos cérebros através de sinapses neurais (conexão de neurônios com neurônios).

Olhando por esse aspecto, podemos te garantir que tudo é a partir daquilo que você acredita que é, ou seja, somos todos programados, através das comunicações e experiências vividas. “Estímulos Externos”

E isso me faz lembrar de uma história, a história das pulgas adestradas dos circos, e se elas existiram ou não, isso é outra história, mas quando eu ouvia aquela história de que os donos de circos as colocavam em um recipiente fechado, um pote, e elas desde bebês pulavam e batiam a cabeça na tampa, e que isso causou um medo, uma “crença neural”, a limitando a pular além daquela altura

pelo resto de sua vida, ou seja: ela pode até ser uma pulga, mas não é “burra”. Mesmo tendo, mecanismos e força física para ir além, ela esta limitada a uma programação. Sabemos que isso é uma analogia é claro, e bem humorizada, mas que, não foge a realidade do processo de formação de crenças de um ser humano.

Neurociência e Física Quântica

A pergunta é: Qual foi a altura da sua tampa? Quais foram os seus traumas ou repetições? O que você cresceu ouvindo ou vendo? Qual é a sua verdade?

Se  não mudarmos o que está na raiz, também não conseguimos mudar os frutos que estão fora, ou seja, a mudança ocorre de dentro para fora.

O que te impede, realmente existe?

crença limitante

Acontece que, como essas e outras frases que crescemos ouvindo, são todas codificadas em nossas mentes, dando a percepção que as coisas acontecem somente no futuro, e a partir disso ficamos codificados sempre a nos defender através de indicadores que nem sabemos de fato se é real ou não.

Conceito de Realização

saude

Eu não poderia iniciar esse material sem falar no tema principal: a realização de tudo, e tudo no AGORA.

E para isso, trago a tona, mais uma vez, a importância do significado desse verbo, para que tudo percorra perfeitamente, dentro do processo de aprendizagem e práticas, pois, você já pode se convencer, que esse livro não é mesmo sobre teoria, mas sim, de puras práticas e realizações!

“Significado de Realização Por Amadeu Pires Monteiro (Portugal) em 25-04-2010 S.f. 1 ato ou efeito de realizar; execução; concretização; 2 o que se realizou; o que se tornou real; 3 CINEMA, TEATRO, TELEVISÃO supervisão e coordenação, por parte do realizador, da execução de filme, peça ou programa televisivo; 4 ECONOMIA conversão de bens em dinheiro; 5 ECONOMIA transformação de obrigações financeiras em capital; 6 sensação de satisfação, nomeadamente no que diz respeito ao sucesso alcançado numa atividade, profissão.

• De realizar+ção; etc. ” Pois bem, vou falar aqui de Real Ação. Mas quando é aplicado isso? Agora é claro! E se falamos em realidade, não podemos considerar o tempo, o passado ou o futuro, pois eles são puras ilusões, não existem, não são reais.

Esse tempo, passado e futuro é somente uma percepção que nos foi dado fisiologicamente, através de um periférico natural chamado memória, que representa o passado, e o outro que se chama processo criativo, que representa o futuro.

Agora! Muita atenção, a Realização só tem a ver com o agora e mais nada.

2. Conceito de PlantAÇÃO

Então vamos lá, se as realizações estão somente no agora, como as ter conosco? A resposta parece ser óbvia, mas preste atenção, onde você tem jogado as suas sementes?

No passado ou no futuro? Aonde tem sido feito as suas escolhas? Aonde tem ocorrido as suas decisões? Aonde tem ocorrido as suas ações?

Se é que tenha efetivamente. A diferença entre as pessoas que fazem as coisas acontecerem no agora, não são super poderes, e nem são diferentes de vocês, muito pelo contrário, são idênticas, compactuam dos mesmos recursos.

Mas tem um detalhe nelas sim, pois as pessoas vencedoras agem de forma diferente.

Ação + Agora = FAZER ACONTECER AGORA

3. O vício do tempo

Resultado de imagem para o vicio do tempo

Ao terminar o capitulo anterior, acredito que você iniciou um raciocínio “lógico”, de que: fisicamente é óbvio que não movemos nem uma única palha no passado, e muito menos no futuro, nem um mindinho do pé, e muito menos palavras proferidas ao som de nossas cordas vocais, mas o nosso pensamento grita em ambos os tempos, passado e futuro, em uma velocidade assustadora e inquieta, ação essa “incapaz” de concretizar qualquer coisa, chamada de Ansiedade pelos terapeutas, ela te mantem imóvel, “protegida”.

Sabendo disso; quem quer uma proteção? Com certeza, e assim é para o nosso mundo físico e limitado de matérias mais densas. Mas a pergunta é: porque insistimos em doar os nossos tempos, em escalas percentuais altíssimas, no passado e no futuro, dando uma mera passada no presente?

Como eu disse na introdução, o nosso cérebro tem diversas funções, na verdade tem todas as funções do nosso ser, e uma dessas funções é nos manter vivos, tanto socialmente como fisicamente, da seguinte forma:

Socialmente: ele te mantem longe de “rejeições”, ele procura fazer você pertencer a um grupo ou similar. Isso sempre buscando a perfeição, pois ele acessa as suas crenças, e determina o que será “bom ou ruim para você”, ou seja, ele te leva no passado, analisa, e projeta aquele possível acontecimento no futuro, e diz assim pra você: “não, não, não, isso é besteira, deixa pra lá, deixa pra amanhã”. Ou seja, ele esta acostumado a te manter parado, inerte, assim você será uma pessoa “salva e intacta”.

Ele nem cogita você ao menos se “arriscar”. Fisicamente: da mesma forma que socialmente, sempre acessando as crenças, ele diz: “o último a fazer isso ficou rico e teve uma queda de avião, se tudo isso acontecer você pode sofrer um sequestro” e etc. Ou seja, o não fazer nada também traz resultados, não é? Dentre outros milhares de exemplo que usamos em nossos seminários, o cérebro é o nosso melhor amigo, precisamos aprender somente a controlar ele, e isso é uma arte.

E esses resultados você já conhece muito bem. Costumo dizer sempre isso em minhas palestras, tudo leva a um resultado, até mesmo não fazer nada, ficar parado gera um resultado. Agora só resta você decidir, quais resultados você quer para a sua vida. “Mais importante que a perfeição é o progresso”.

4. Efeito Dor X Prazer

Essa função do nosso cérebro, de nos proteger, é até um pouco doce de ouvir, e você agora deve estar se perguntando, mas porque deve ser assim?

Agora a resposta é um pouco mais simples.

Trata se de uma descoberta muito preciosa, de que todo o comportamento humano é fundamentado na mecânica de evitar a dor e conquistar o prazer.

E aqui abordamos que, se você não tem feito as coisas acontecerem da forma que você quer e rápido, posso-lhe afirmar que você esta escalando o monte errado, para fugir de uma suposta “dor”.

Qual seria ela? Social ou Física? Será que esta dor realmente existe? Para onde está o seu mover?

Será que as pessoas bem sucedidas estão com medo disso, ou eles agem apesar da dor e do medo?

O segredo é fazer um Raio X nesse emaranhado e ressignificar tudo da forma que você consiga dar sequencia em seus desejos.

5. Diálogo interno da procrastinação

images (18)

Entre essa luta, em busca de evitar a dor e conquistar o prazer, nossa mente nos leva a manter um diálogo interno em nossas cabeças constantemente e isso gera um conflito desnecessário em nossas vidas.

A procrastinação, um dos verbos mais sabotadores da minha lista, perdendo somente para o verbo “tentar”, vem desse duelo, entre evitar a Dor e buscar o Prazer, e é aqui que está um dos pontos chave de nosso método.

Preste bem a atenção, você já se perguntou, porque deixa de fazer as coisas que você sabe que são necessárias para o seu sucesso pessoal e profissional?

Aquelas coisas boas, úteis e saudáveis? Simples, no momento que você deixa de fazer algo necessário, e para não sentir a “dor” da culpa, você arruma outra coisa pra fazer no lugar, assim “fica justificado”, ou então você arruma uma desculpa para não fazer.

O interessante é que as pessoas, sempre tem algo pra fazer no lugar, é impressionante.

A pergunta que eu faço a você é: Quantas historinhas, você já contou a você mesmo até hoje, para ficar longe de suas realizações?

Sabendo disso, podemos afirmar que, sempre existem resultados. Então, quais serão os seus daqui pra frente?

Realmente você está preparado?

Vamos continuar?

Então fique atento aos seus diálogos internos, se monitore a cada instante, e se for preciso peça a ajuda de amigos e familiares, combine com eles, ofereça a eles R$ 1,00 quando eles te pegarem se auto-sabotando, ou procrastinando com algo que vai te deixar longe de seus objetivos mais ousados.

Compartilhe com eles também, todos os dias, os seus ganhos, suas conquistas, desde os pequenos, até mesmo os mais extraordinários.

E dê o seu primeiro passo para uma nova vida.

6. Reprogramando Seu Padrão Mental

crenças

Aprendemos até aqui, que nosso cérebro constrói um padrão mental ao longo do tempo, que são as Crenças.

Aprendemos também, que as crenças são: quem somos e fazemos, portando determinam a nossa realidade e os nossos resultados.

Então, pois bem, para que não haja uma batalha de valores e conceitos dentro de nossas cabeças, as quais poderão nos deixar desgastados e confusos, lhe ensino agora algumas técnicas de reprogramação de padrão mental, ou seja, neuroplasticidade, que determinaram o seu futuro promissor por toda a sua vida.

E para isso peço que você faça os exercícios que aqui vou ensinar; todos os dias durante 90 dias, pois esse é o processo mínimo e natural de mudança de hábitos que eu pesquisei, fiz testes, apliquei, e vi maravilhas acontecerem, portanto acredito e uso, e ensino as pessoas a usarem.

Quantos dias eu disse?

Exercícios:

1. Pega uma folha sulfite em branco, divida a dobrando ao meio na horizontal.

2. Após, do lado esquerdo coloque onde você se encontra hoje, com seus pensamentos X os seus objetivos. Coloque tudo que puder; as historinhas que tem contato a si mesmo, as reclamações, quem você tem culpado para se aliviar e tirar o peso da “dor” etc.

3. Do lado direito, coloque as novas histórias x seus novos objetivos.

4. Cole em um local que você veja todos os dias.

5. Coloque um desses elásticos de amarrar dinheiro em um de seus braços, todas as vezes que contar uma historinha pra te tirar do seu sonho, se puna dando uma elásticada em seu braço, na parte de cima, para não se machucar.

6. Cada vez que você der uma elásticada, você deve anotar do lado esquerdo a historinha que contou do lado esquerdo, e repita 10 vezes a palavra: CANCELA.

7. Cada vez que agir seguindo uma história verdadeira, anote seus ganhos no final do dia, do lado direito e repita 10 vezes a palavra: VITÓRIA.

OBS: se preferir anotar em um caderno também é válido.

7. Armadilhas da Mente

Resultado de imagem para armadilha da mente

Para dar sequência, e fortalecimento ao processo de reprogramação de cresças é muito importante saber que, a nossa mente é muito mais esperta do que imaginamos.

Temos que lembrar que ela é sempre a nossa guardiã, e está a todo momento, nos protegendo de qualquer “mal”.

Então, na mesma medida que você inicia um processo de reprogramação, ela também inicia uma estratégia de “salvação”.

Tudo que é verbo, é movimento, e movimento é ação que também é um verbo, e para cada ação existe uma reação (movimento) = (energia).

Então, peço que fique muito atento as novas estratégias que por sua vez venham a entrar em campo, iniciadas silenciosamente por sua mente.

E vamos lhe fornecer 4 das 10 armadilhas rotineiras existente desse processo, e é claro que existem muitas outras armadilhas e para isso eu teria que publicar uma obra somente pra tratar desse assunto, mas posso afirmar que sempre estamos criando programas de avanços onde apresentamos todas os recursos de gatilhos mentais e as estratégias de reajuste que a mente faz para manter

Armadilha Mental I – (achismo)

Todas as armadilhas abordadas aqui, são igualmente importantes sem exceção, independente da ordem aqui apresentadas. Na armadilha I, vou lhe explicar como a mente te tira do caminho da mudança no primeiro momento.

Ela sempre vai arrumar um jeito de você dizer pra si mesmo: eu acho que isso é o certo, eu acho que não preciso disso hoje, eu acho que, eu acho que você está muito rígido com essas novas regras, eu acho que pode dar uma pausa, eu acho e mais acho e assim por diante, o achismo da sabotagem.

No seu dia a dia, se perceba nesse diálogo e coloque a frase que vier do lado esquerdo de seu exercício, e o cancele todas as vezes que ele entrar em campo.

Armadilha Mental II – (eu já sei)

Eu já sei; talvez essa seja a armadilha que mais afasta as pessoas do conhecimento, da evolução e principalmente do sucesso.

“quem não esta aprendendo esta morrendo”  quando achamos que já sabemos de tudo na vida, estamos cortando todo o fluxo, portanto passamos a morrer de fato.

Não caia nessa armadilha orgulhosa, pois ela vem bem silenciosa e leva todos os seus sonhos embora em segundos, e te deixa medíocre.

Se permita a aprender o tempo todo, de oportunidade para a sua evolução, aprenda até mesmo com as crianças e não deixe os mais experientes de lado, pois eles são os melhores conselheiros.

Salomão, o Homem mais rico que já existiu nessa terra, sempre disse: “tenha bons conselheiros”.

“O mar só é grande, porque se coloca abaixo de todos os pequenos rios” Wendel Alves

Armadilha Mental III – (os outros)

É claro que colocar a culpa nos outros é algo bem mais fácil, isso te torna mais perfeito não é? Isso pode até ser uma estratégia com a intenção de sempre ser bom em tudo, e até mesmo perfeito. Mas a pergunta é: como estão os seus resultados?

Se a culpa é sempre dos outros, ou até mesmo das coisas e circunstancias; as pessoas devem ser todas erradas, não é? E você consequentemente, o perfeito, é isso?

E seus resultados devem ser então maravilhosos, o qual nem precisava ler esse material. É justamente aí que as pessoas caem na armadilha, culpando os outros, você sempre vai estar certo para sua mente, sendo assim ela não faz nenhum ajuste.

Ela entende que está tudo certo, e que você é perfeito, e então as coisas sempre continuam do mesmo jeito, os resultados são sempre os mesmos.

A Auto Responsabilidade é o segredo de tudo, se deu errado, assuma o erro, peça desculpas se precisar aos outros, e a você mesmo se for o caso, e deixe a sua mente trabalhar fazendo os ajustes necessários ao seu favor.

Armadilha Mental IV (quando)

“Vivemos esperando dias melhores, melhores pra sempre” J Quest. Eu vivia assim, não vivo mais, pois me permito viver a magia do agora, todos os dias de minha vida, e quero que você também viva essa maravilha. O espetáculo que Deus nos preparou.

E quando estamos em nossas tarefas diárias, focados no poder de “Fazer Acontecer Agora”, sempre vem uma voz dizendo pra você: mas você não tem recurso, QUANDO o tiver você vai conseguir fazer, quando você tiver aquele carro vão te dar mais oportunidade, quando tiver uma equipe, quando tiver uma academia em casa e por aí vai.

A pergunta é: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Parece clichê, mas preste atenção nessa analogia, não existe ordem para as realizações, existem é desculpas para as ações; entendeu?

Então pare de cair nessa armadilha, e se ouvir essa voz novamente, estique ao máximo esse elástico e solte, e de verdade, corra para a sua folha de exercícios e cancele tudo.

Porque você é completo, e já tem tudo o que precisa para agir e ter realizações extraordinárias no Agora.

11. Armadura dos Estímulos Externos

Resultado de imagem para Armadura dos Estímulos Externos

E agora quero te entregar essa armadura que irá te proteger de todos os estimulos externos, que alimentam o seu processo de criação e continuidade.

Existe um processo em nossas mentes, que se chama processo de criação, e para a nossa mente não achar que estamos ficando loucos, ela te fornece um sistema que eu chamo de rotulagem.

É como se fosse, nomear as peças de um tabuleiro, você da e tira o poder a quem você quer, é um pré-julgamento,  e claro, como você esta aprendendo aqui desde o início, essas informações são sempre baseadas em seus padrões, que é único e só seu. Você se lembra, que eu falei lá no início deles?

Os padrões/crenças, não são nem certos e nem errados, simplesmente são. E através deles novamente a sua mente entra em jogo, rotulando tudo de dentro pra fora, sem analisar se de fato é ou não, simplesmente julga e pronto, e você passa a viver com aquela referência de determinada pessoa ou coisa, cria um campo identificado só seu, e se comporta através dele.

Acontece que aqui, em sua jornada da realização, você terá grandes e bons desafios, e em vários momentos, se sentirá as vezes desanimado, ou até mesmo, terá esquecido, de alguns princípios ensinados aqui para você, e isso é natural, não se culpe.

Eu não poderia ter a prepotência de te dizer que esse livro seria a única forma de você evoluir na vida, pois tudo se completa e se apoia, e existem diversos autores extraordinários ao qual me inspirei e ainda me inspiro, nacional e internacionalmente.

E não sou eu que estou te afirmando isso, e sim a ciência, através de séculos de estudo, e diz que o ser humano tem um processo de mudança e aprendizado que exige repetição, ou alto impacto emocional, e assim posso te garantir que eu me transformei, e venho me transformando em uma pessoa cada dia melhor.

12. Comece com Pequenas Coisas

Começar com pequenas coisas parece ser uma tarefa fácil, não é? Mas posso te garantir que não, e provo pra você nos capítulos anteriores, e você já deve ter sacado qual. Se você pensou nas armadilhas, acertou em cheio, é isso mesmo.

Começar com as pequenas coisas nos remetes a elas de forma colossal. Ao iniciar, você vai dizer a você mesmo: Nossa! Mas isso é muito fácil, é muito óbvio, isso eu já sei e por aí vai.

Portanto se permita ser natural nesse novo momento da sua vida, comece engatinhando com as novas ferramentas que tem em mãos, depois arrisque ficar de pé, a dar os primeiros passos se segurando e pedindo apoio as pessoas, fazendo as revisões nesse livro, humildade com você mesmo.

Depois comece a andar, se fortalecer, aprender com alguns tombos, não se culpar. Após arrisque algumas corridas, mas sempre com consciência, e frente a reais necessidades se houver. Treine, pratique, porque melhor que “tentar” o Perfeito é ter o Feito.

Seja simples e conquiste o extraordinário!

13. Fracione as Suas Ações

Como venho abordando desde o início, o nosso cérebro tem uma função instintiva de controlar tudo para nos manter vivos, desde funcionamento de órgãos, ou até mesmo onde vai estar o nosso corpo geograficamente na terra, ou até mesmo socialmente.

E quando tomamos qualquer decisão na vida, automaticamente o nosso cérebro fica atento a essa decisão que vai gerar uma mudança. E então quando falamos pra ele da meta extraordinária, o que ele faz com ela? Você se lembra? Ele emite uma voz dentro da sua cabeça da seguinte forma: Nossa!

É muita coisa pra você, você nunca vai conseguir; sua perna nem alcança, isso é loucura, é melhor você fazer outra coisa, até que isso seja possível, jogando a sua meta lá pra frente; para o próximo ano, para o próximo mês, para próximo dia e assim por diante.

Acontece que ele fala isso, todos os santos dias; e a pergunta que eu faço agora é: quando você vai realizar então? Até quando? Agora! Dividindo as ações, com o método de fracionamento de tarefas.

Faça Acontecer Agora – All Rights Reserved 40 Divida seu dia, e faça sempre as seguintes perguntas:

O que eu posso fazer agora?

O que eu posso fazer até o ½ dia?

O que eu posso fazer até o final do dia

? O que eu posso fazer agora a noite?

O que eu posso fazer antes de dormir?

Na medida em que você for fazendo as perguntas, seja sincero com você mesmo, e monitore a sua mente, grampeie o seu diálogo interno como se fosse um grampo telefônico, gravando e observando tudo. Use as ferramentas e se mantenha na estratégia.

E na medida em que as respostas vão chegando, e já filtradas com as técnicas, seja rápido nas ações, lembre se FAÇA ACONTECER AGORA!

“ Uma grande casa, se faz de pequenas ações, tijolos por tijolos, dia após dia!” Wendel alves

14. Exercícios: Plano de Ação do Agora

Toda ação com um plano, tende a ser muito mais bem sucedia.

Aqui propomos que você faça um exercício prático com os recursos que você já tem, sejam eles agenda de papel, caderno ou até mesmo agendas eletrônicas como o google agenda etc.

Utilize todo o aprendizado desse artigo nesse momento.

A minha sugestão é que você faça um check-list de todas as ações que você julga ser necessário para atingir as suas metas mais ousadas.

Dicas: O seu plano tem que conter: Começo meio e fim; Prazos; Tem que ser ecológico; E tem que ser desafiador;

15. Se Permita Ir Além

corpo magra, mente magra

A evolução com certeza, é um dos maiores propósitos de nós seres humanos aqui nessa terra. Parar de aprender é, sinceramente em minha opinião, parar de crescer, e como eu ouvi uma vez e disse já aqui pra você, parar de aprender significa estar morrendo.

Reforço a importância de você dar continuidade no seu processo evolutivo, lendo novos livros, fazendo novos cursos, procurar bons conselheiros.

Continue, cresça ainda mais, e se der e puder, ajude as pessoas a trilharem o caminho de sucesso que você está percorrendo.

Vá a seminários, leia novos livros, assinem canais na internet que vão te fazer crescer cada dia mais, e crescendo você agora já sabe, que está vivendo cada dia mais.

Parabéns porte ter chegado até aqui!

Um Abraço,

ROGÉRIO SILVA

Rogerio

 

2 Comments

  1. Joseilton Gonçalves da Silva 7 de outubro de 2016 Reply
    • rogerio 17 de novembro de 2017 Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *